A Delegacia Especializada de Repressão ao Narcotráfico (DENAR) realizou nesta quinta-feira, dia 19, a Operação Rota Blindada, com o intuito de desmantelar uma organização criminosa dedicada ao tráfico de drogas.
As investigações revelaram o envolvimento de um policial penal, que aproveitava sua função pública e utilizava uma viatura oficial distinguida para transportar entorpecentes de Corumbá para Campo Grande. Esta prática, reconhecida no meio criminoso como "frete seguro", empregava veículos institucionais como forma de diminuir o risco de fiscalização, aumentando as chances de sucesso no transporte ilícito entre os municípios.
As apurações demonstraram que a estrutura estatal era usada para facilitar a logística criminosa, dando uma aparência legal ao transporte dos entorpecentes e dificultando possíveis abordagens policiais.
A investigação, coordenada pela DENAR, recebeu o apoio da Polícia Penal, através da Gerência de Inteligência do Sistema Penitenciário (GISP), que colaborou compartilhando informações estratégicas durante todo o processo investigativo.
Nesta quinta-feira, durante a operação, foram executados dois mandados de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão em Campo Grande e Corumbá. A operação contou com o suporte operacional do GARRAS, da 1ª Delegacia de Polícia de Corumbá e da Delegacia de Polícia de Ladário.
As ações judiciais envolvendo o policial penal ocorreram sob vigilância da Corregedoria da Polícia Penal, garantindo a regularidade, fiscalização e transparência dos atos.
Esta operação é mais um capítulo nas ações contínuas de enfrentamento ao tráfico de drogas e reitera o compromisso das Polícias Civil e Penal do Mato Grosso do Sul com a responsabilização de todos os envolvidos, inclusive agentes públicos que se desviem de suas funções.