LogoAquidaNews

Campanha visa proteção de jovens durante o Carnaval 2026 em MS

Fundtur MS envolve setor turístico na iniciativa 'Pule, Brinque e Cuide' para prevenção de violações

07/02/2026 às 15:43
Por: Redação

A Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur MS) está engajando o setor turístico e municípios na campanha ‘Pule, Brinque e Cuide – Unidos pela proteção de crianças e adolescentes’ durante o Carnaval 2026. A iniciativa destaca o compromisso do Estado em prevenir violações de direitos e garantir um ambiente seguro para crianças e adolescentes nos destinos turísticos da região.

 

Alinhada a uma mobilização nacional liderada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e pela Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (SNDCA), a campanha fortalece a colaboração entre turismo, direitos humanos e proteção social através do Movimento Turismo que Protege.

 

Para o Carnaval 2026, a campanha conta com o respaldo do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA/MS) e do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), além de parcerias com organizações da sociedade civil e outros órgãos.

 

Bruno Wendling, presidente da Fundtur MS, enfatiza que a campanha ‘Pule, Brinque e Cuide’ destaca o turismo sul-mato-grossense como comprometido com a responsabilidade social e a proteção integral de crianças e adolescentes nas festividades do Carnaval.

 

De acordo com Tânia Regina Comerlato, gestora de Ações Sociais da Fundtur-MS e conselheira estadual dos direitos da criança e do adolescente, a campanha possui caráter educativo e orientador, direcionando-se à sociedade em geral, com foco especial nos organizadores de eventos, meios de hospedagem e prestadores de serviços turísticos.

 

Dentre as diretrizes estão a proibição de venda de bebidas alcoólicas e substâncias nocivas a menores, a exigência de documentação no check-in de hospedagem, a vedação do transporte de menores de 16 anos desacompanhados, e a proibição de atividades laborais a menores de 14 anos. Em casos de suspeita de violência ou exploração sexual, é recomendado acionar as autoridades imediatamente.

 

A Fundtur MS convoca o trade turístico, os municípios e a sociedade a participarem da campanha, fortalecendo uma rede de proteção ativa nos destinos turísticos. Durante o carnaval, a orientação é para que todos brinquem e cuidem. Qualquer ameaça ou violação deve ser denunciada ao Conselho Tutelar, em delegacias especializadas ou pelo Disque 100.

 

Para acessar os materiais de divulgação, clique aqui: https://shre.ink/5H6T

© Copyright 2025 - AquidaNews - Todos os direitos reservados